Reserva Técnica - DARQ/UFS

A Reserva Técnica do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (RT/DARQ) se dispõe ao acondicionamento do acervo arqueológico oriundo de pesquisas científicas realizadas por docentes e/ou discentes, assim como estudos de arqueologia preventiva, estes através de Endosso Institucional dado à pesquisadora responsável. Tem por objetivo gerenciar e preservar este acervo. Para tanto, busca desenvolver ações de conservação preventiva que atenuem e/ou paralisem a deterioração do acervo arqueológico.

A partir do desenvolvimento do projeto “GERENCIAMENTO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO ARQUEOLÓGICO DO DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE”, tem-se desenvolvido várias ações dentro da conservação preventiva, visando acondicionar, identificar, organizar, inventariar e divulgar o acervo arqueológico sob guarda do DARQ/UFS.

Uma equipe formada com apoio de bolsas PRODAP/PROEST/UFS – (Programa de Apoio do Desenvolvimento da Aprendizagem Profissional), vem se dedicando ao trabalho de acondicionamento do acervo junto ao Laboratório de Conservação e Restauro, unidade do DARQ criada especificamente para tratamento do acervo.

Fonte: Miguel Soares Brito Neto (Graduando em Arqueologia/UFS – Bolsista PRODAP/DARQ)

Juliana Pereira Francisco (Graduanda em Arqueologia/UFS)

Dra. Márcia Barbosa Guimarães (Docente/DARQ)

Praça Samuel de Oliveira, S/N, Bairro Centro

CEP: 49.170 - 000, Laranjeiras/SE

Sala LAR 104, Campus de Laranjeiras da UFS.

Prof. Albérico Nogueira de Queiroz (Chefe do DARQ)

Elaine Alves de Santana (Arqueóloga)

E-mail: reservatecnicadarq.ufs@gmail.com / darq.ufs@gmail.com